quarta-feira, 29 de maio de 2013

Começando novamente / Starting again

E depois de um longo tempo consigo retomar minhas atividades.
Finalmente consegui entregar minha dissertação de mestrado. Foi um longo processo de escrita, extremamente introspectivo, cheio de reflexões e onde acabei colocando uma parte de mim no papel.
Tudo isso me deixou um pouco exausta e ainda não me sinto hábil para voltar a escrever aqui no blog, mas enquanto terminava a dissertação, acabei escrevendo uma rima que queria colocar no texto e no final achei que não seria viável, então partilho com vocês.

Obrigada Hip Hop!
Sentada na cama ouço uma canção
Que fala de problemas referentes a nação
Problemas que não me eram desconhecidos
Questões que me abalavam e mexiam muito comigo
Falava de pobreza na periferia
Falava de descaso com a grande maioria
Mencionava bairros que estavam ao meu redor
Becos e vielas que iam de mal a pior
Me vi refletida naquela descrição
Parecia que aquilo era sobre minha situação
Isso despertou minha curiosidade
Me fez perceber qual era a verdade
Verdade que abre os olhos do alienado
Que fazem manos e minas correrem lado a lado
Conforme encontrava cada um dos cinco elementos
Aumentava ainda mais minha sede de conhecimento
Me fez entender o que é ser negro por aqui
Que se eu queria a mudança eu teria que agir
Me ajudou a ver as armadilhas do sistema
Mostrou claramente o que estava por trás daquela cena
Que não resolvia nada sentar e chorar
Que essa descoberta era um motivo para lutar
E que nessa luta eu não estava sozinha
Que tinha muitos outros com uma visão parecida com a minha
Que era uma jornada de muitos heróis
Que há anos se levantavam contra o algoz
Heróis que lutavam para quebrar as correntes
E deixar livre o corpo, a alma e a mente
Me apresentou a líderes mundiais
Que haviam dado suas vidas pela paz
Falava da diáspora em outras nações
Que naqueles navios tinham muitos porões
Porões lotados de homens e histórias
Que era necessário resgatar sua memória
Isso norteou a minha caminhada
Entendi qual seria a minha jornada
Comecei a lutar por igualdade
Estudei, busquei, lutei para mudar minha realidade
Mas não posso esquecer o que ficou para trás
Nomes, fatos, memórias de tempos que não voltam mais
Vidas que se cruzaram nas ruas da cidade
Que juntos desenhavam um outro tipo de realidade
Todos motivados pela mesma dor
Unidos pelo som, pela paz, pela cor
Minha vida não seria a mesma sem o nosso encontro
Tudo mudou a partir daquele ponto
Que sem a sua ajuda eu não estaria aqui
Um muito obrigado por você existir
E por essas e outras é preciso agradecer
Dizer bem nos olhos hip hop devo tudo à você

And after a long time I can restart my activities.
I finally finished my Master’s thesis. It was a long write process, extremely introspective, full of reflections and where I put a big piece of me on the paper.
Everything made me really exhausted and I’m still not able to write in the blog again, but while I was finishing my thesis, I wrote a rhyme that I was trying to include on my text, but at the end I thought wouldn’t be viable, so I would like to share with you. Unfortunatelly I still don’t know how to translate it rhyming in English, but I think you can understand the sense.

Thank you Hip Hop!
Sitting on my bed I hear a song
Which talks about issues that refers to the nation
Issues that weren’t unknown
Questions that shook and were messing with me
It was talking about poverty in the ghetto
Talking about neglect the majority
It was mentioning neighborhoods around me
Alleys and lanes that were going from bad to worse
I saw my reflection on that description
It shows as if that were about my situation
This arouse my curiosity
And made me see the truth
A true which opens the alienated eyes
This makes brothers and sisters run side by side
As I was meeting each one of the five elements
It was increasing my thirst for knowledge
It makes me understand what is to be black here
If I wanted to change I would need to act
It helped me to see the system traps
Showed me clearly what was behind that scene
That wouldn’t work to sit and cry
 This discovery was a reason to fight
And on this struggle I wasn’t alone
There were many others with a vision similar to mine
It was a journey with so many heroes
Whom have been a long time arising against the tormentor
Heroes who were fighting to break the chains
And let free the body, the soul and the mind
It introduced me to world leaders
Who had given their lives for peace
It was talking about the diaspora in other nations
That on those ships there were several basements
Basements which were full of men and histories
And that were necessary to rescue their memories
This guided my walk
I understood what would be my journey
I started to fight for equality
I studied, I sought, I fought to change my reality
But I can’t forget which were left behind
Names, facts, memories from times that aren’t going to come back
Lives which were crossing in the city’ streets
Together drafting another kind of reality
Motivated by the same pain
United by the sound, by the peace, by the color
My life wouldn’t be the same without our meeting
Everything changed from that point
Without your help I wouldn’t be here
Thank you very much for your existence
And for these things and many others I need to be grateful
Look into your eyes and say hip hop I owe everything to you

Nenhum comentário:

Postar um comentário